BlueSky logo
Português Ícone de seta para baixo
BlueSky logo
Português Ícone de seta para baixo

Blog e Notícias Recentes

Imagem destaque

BlueSky celebra resultados do Projeto PABA Ararinha com entrega de certificados a mulheres participantes

25 de setembro de 2025

A BlueSky promoveu um momento especial em Curaçá: a entrega dos certificados de participação aos artesãos e mulheres atendidas pelo Projeto PABA Ararinha.

A ocasião, que aconteceu na semana passada no Projeto Pedra Branca, marcou a conclusão de uma etapa importante da parceria, que ao longo de oito meses fortaleceu o empreendedorismo feminino e a valorização cultural do sertão. Ao todo 300 peças foram confeccionadas.

Durante o período de formação, as participantes foram capacitadas para desenvolver peças exclusivas utilizando couro de bode, linhas e barbantes ecológicos, além das fibras naturais, materiais característicos da região. O trabalho uniu sustentabilidade, tradição e inovação.

As criações das artesãs curaçaenses já ultrapassaram as fronteiras do município e conquistaram espaço no Jardins, bairro nobre de São Paulo, e em breve serão comercializadas no Rio de Janeiro.

O Projeto PABA Ararinha é uma iniciativa da marca AMares do Brasil e seguirá em um novo formato, mas mantendo a qualidade que marcou sua trajetória.

“Desde 2023 tentávamos elaborar juntos com a BlueSky, formas de atuar em Curaçá, pensando em desenvolvimento e reconhecimento para a cultura local. Superamos muitos desafios, persistimos e conseguimos realizar esse sonho”, afirmou Amanda Medrando, fundadora e diretora do projeto PABA.

Para o Diretor da BlueSky, Ugo Vercillo, iniciativas como essa reforçam a importância de unir reflorestamento consciente, fortalecimento comunitário e geração de renda.

“A BlueSky tem como foco principal o reflorestamento da Caatinga. No entanto, entendemos que não podemos deixar de apoiar parcerias que incentivem o empreendedorismo rural e a valorização dos nossos produtos naturais, como o couro de bode. Para que o reflorestamento seja realmente consciente e sustentável, é fundamental que a nossa comunidade esteja fortalecida e engajada nesse processo”, destacou.

Texto e Foto : Ascom/ BlueSky