BlueSky logo
Português Ícone de seta para baixo
BlueSky logo
Português Ícone de seta para baixo

Blog e Notícias Recentes

Imagem destaque

BlueSky é referência no combate a dessertificação da caatinga

25 de setembro de 2025

O Nordeste enfrenta hoje um dos maiores desafios ambientais do país: a desertificação, que já ameaça mais de 282 mil km² da região. Frente a esse cenário, a BlueSky, empresa situada no município de Curaçá, no Norte da Bahia, se destaca como um exemplo concreto de combate a este problema.

Desde 2022, a BlueSky restaurou 307 hectares e plantou mais de 81 mil árvores nativas. Além disso, já doou mais de mil mudas em eventos realizados em Curaçá e região. Todo esse trabalho acontece com a ajuda da comunidade e de estudantes através do programa de estágio em parceria com o CETEP-Maria de Almeida Araújo.

Na área de reflorestamento Xique-Xique, que fica há 30km da sede de Curaçá, as atividades de reflorestamento contam também com a aplicação das tecnologias sociais, que ajudam a recuperar o equilíbrio hídrico e a fertilidade do solo. Entre as técnicas adotadas estão: barragens de contenção de água e sedimentos, meias-luas e bacias ao redor das mudas plantadas ou em regeneração.

Essas estruturas reduzem o escoamento superficial, aumentam a infiltração e garantem a umidade necessária para o desenvolvimento da vegetação. Já é possível observar a regeneração natural de espécies nativas da Caatinga, como caraibeira, quixabeira, baraúna, entre outras.

Outro destaque é o monitoramento da fauna e da flora realizado nas áreas de reflorestamento. Tanto na área Xique-Xique como na Fazenda Concórdia é possível acompanhar o desenvolvimento das espécies nativas em regeneração e as de plantio, bem como a diversidade de animais que vivem no semiárido.

“Nosso objetivo é proteger, cuidar e reflorestar a Caatinga garantindo benefícios ambientais e sociais de longo prazo”, reforça o Diretor da BlueSky, Ugo Vercillo.

Olhando para o futuro, a empresa pretende chegar à marca de 51 mil hectares, em processo de restauração ativa, ao longo de três décadas, consolidando-se como referência em projetos de carbono e recuperação ambiental.

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga é considerada o bioma mais biodiverso do mundo. Neste dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a BlueSky reafirma que cada muda plantada é uma semente de esperança para um futuro mais sustentável.

Texto: Ascom/BlueSky